Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Prefeitura de João Pessoa lançou o Selo de Governança Climática, que vai certificar instituições e projetos que contribuem com práticas sustentáveis, como a redução de emissão de carbono, economia de recursos naturais e ações pela justiça climática.
O lançamento foi feito pelo prefeito Cícero Lucena, durante o evento “Gestão Ambiental e Humanizada”, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), no Hotel Manaíra. O prefeito destacou os investimentos da cidade em sustentabilidade, como os novos parques (Parque da Cidade, do Roger e do Cuiá), substituição da iluminação pública por LEDs inteligentes, aquisição de 60 ônibus elétricos, uso de veículos elétricos pela Prefeitura e energia solar em prédios públicos.
O novo selo será concedido a empresas, instituições públicas e organizações sociais que comprovem ações ambientais reais e verificáveis. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, o selo garantirá mais transparência no acompanhamento das metas do plano ambiental do município.
Durante o evento, a representante da Rede de Governança Climática, Renata Andrade, elogiou os avanços do programa João Pessoa Sustentável, que já executou 64% dos recursos recebidos do BID até 2024. Ela defendeu que as boas práticas adotadas na capital paraibana sirvam de modelo para outros municípios.
A Prefeitura também apresentou outras ações com impacto ambiental, como o projeto Papel Zero (que elimina o uso de papel nos processos internos), e a substituição de carroças por bicicletas na coleta seletiva, com 60 já em uso.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA