A partir desta terça-feira (16), os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da Paraíba entram em greve por tempo indeterminado. A medida é uma adesão ao movimento de paralisação que ocorre em todo o Brasil desde o último dia 10 de julho.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho do Estado da Paraíba (SindsprevPB), entre as reivindicações estão a melhoria nas condições de trabalho e a contratação de mais servidores, pois atualmente há um déficit de 700 servidores na Paraíba e de 20 mil em todo o país. Além disso, eles reivindicam também a exigência de nível superior para ingresso no cargo de técnico do seguro social.
Com a interrupção do trabalho por conta da greve, alguns serviços podem ser comprometidos, entre eles a análise e concessão de benefícios, aposentadorias, pensões, salário-maternidade, Benefício de Prestação Continuada (BPC), reabilitação profissional, acertos de cadastro, atendimentos presenciais (exceto perícia médica) e análise de recursos e revisões.
O INSS na Paraíba possui 331 servidores e 37 agências da previdência social físicas, além de duas digitais.
Leia Também:
Empreender Paraíba libera mais de R$ 10 milhões em créditos durante Orçamento Democrático