A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) atendeu a uma recomendação da Defensoria Pública da Paraíba e determinou a retirada de propagandas de jogos de azar dos ônibus da capital. A medida, anunciada nesta quinta-feira (25), visa proteger grupos vulneráveis, como idosos e crianças, dos riscos relacionados ao vício em jogos de azar.
A decisão foi tomada após a Defensoria enviar um documento alertando para os impactos negativos desse tipo de publicidade, especialmente entre as pessoas mais suscetíveis. Essa ação segue uma recomendação semelhante já atendida pela Prefeitura de Campina Grande.
LEIA TAMBÉM: Preço da gasolina oscila entre R$ 5,880 e R$ 6,170 na Capital, confira a pesquisa
De acordo com o ofício enviado pela Semob, a autarquia determinou às empresas concessionárias do transporte coletivo de João Pessoa que retirassem todas as publicidades de jogos caça-níquel, como o “Jogo do Tigrinho” e outras práticas similares.
O documento foi enviado no dia 24 de setembro ao prefeito Cícero Lucena e ao superintendente da Semob, Expedito Leite Filho, como parte das ações do Núcleo Especial de Cidadania e Direitos Humanos (Necidh) da Defensoria Pública, destacando o impacto negativo que esse tipo de publicidade pode ter, além de ressaltar a necessidade de maior controle sobre a veiculação de propagandas que incentivem práticas ilegais ou nocivas.
Essa é a segunda ação bem-sucedida da Defensoria Pública em relação à proibição de publicidade de jogos de azar em transportes públicos na Paraíba. No início de setembro, a Prefeitura de Campina Grande também atendeu uma recomendação similar emitida pela Coordenadoria de Direitos Humanos da DPE-PB em Campina Grande.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA