A Prefeitura Municipal de Bayeux está promovendo um curso de formação em Análise Comportamental Aplicada (ABA) para os profissionais que atuam no Centro de Referência e Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRIS). A abordagem é recomendada para tratamento de pessoas com desenvolvimento atípico, especialmente o autismo.
O curso está sendo ministrado em parceria com Organização da Sociedade Civil (OSC) Guarvi, para cerca de 25 profissionais que iniciaram a formação nesta terça-feira (18), e seguirá até o dia 21 de fevereiro. A ação faz parte do Programa de Treinamento e Desenvolvimento do órgão – Educa CRIS –, voltado para o aprimoramento de habilidades, desenvolvimento de capacidades e fortalecimento da liderança.
“Queremos que nossos profissionais realizem um atendimento com excelência. Por isso, decidimos iniciar esse treinamento, para que eles possam atuar não só na parte técnica, mas também no aspecto comportamental. Mensalmente, realizaremos encontros para capacitação e desenvolvimento da equipe”, afirmou a diretora do CRIS, Geane Amaral.
A ABA é uma abordagem científica recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para analisar e modificar comportamentos, promovendo estratégias eficazes para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Sobre o CRIS
O Centro de Referência e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Bayeux atende atualmente cerca de 431 usuários, incluindo crianças e adolescentes. O espaço oferece atendimento em psicopedagogia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, aulas de música, serviço social, alfabetização em Libras e Braille, nutrição e terapias integrativas para mães por meio do projeto Cuidar de Quem Cuida. Além disso, conta com atendimento psiquiátrico especializado.