Paraíba atinge meta e alcança melhor índice de alfabetização infantil

20
Publicidade

Em 2023, 51% das crianças paraibanas da rede pública de ensino alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental. O resultado aponta um aumento de 6 pontos percentuais em relação ao ano de 2019 – antes da pandemia –, quando, segundo o levantamento, o Estado apresentou um índice de 45% de crianças alfabetizadas na idade certa.

Os dados foram apresentados no 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado nesta terça-feira (28) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com governadores no Palácio do Planalto, em Brasília.

Com o resultado apresentado neste relatório de 2023 o índice nacional recuperou o desempenho de antes da pandemia quando atingiu 55% das crianças alfabetizadas em 2019. Em 2023 ficou em 56%. “Todos os estados, sem exceção melhoraram de 2021 para 2023. É importante a gente comemorar, mas estamos muito longe do ideal. Não queremos só metade, queremos 100% das crianças alfabetizadas na idade certa”, afirmou Camilo Santana.

O secretário de Estado da Educação da Paraíba, Roberto Souza, participou do evento representando o governador João Azevêdo. “Tenho o orgulho de compartilhar que a Paraíba está entre os primeiros estados a aderir ao Compromisso. Esses números demonstram que estamos no caminho certo e que, com o Pacto Alfabetiza Mais, essa realidade vai mudar ainda mais e para melhor”, destaca Roberto Souza.

Segundo o secretário “é fundamental que a Paraíba continue a investir na base da alfabetização para que possamos construir um futuro brilhante e repleto de oportunidades para nossas crianças,” explica o secretário.

O objetivo dessa política, que foi lançada em junho de 2023 pelo governo federal, é assegurar o direito à alfabetização de todas as crianças no país. O Indicador Criança Alfabetizada pode ser calculado a partir do alinhamento nacional dos dados apurados pelas avaliações aplicadas pelos estados em 2023, tendo contado com a participação de 85% dos alunos das redes públicas brasileiras. 

Números – Os resultados indicam que 19 estados alcançaram percentuais superiores aos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019. A Paraíba ficou com os índices de 45% em 2019, 39% em 2021 e 51% em 2023. A meta para 2024 é de 56% de crianças alfabetizadas na idade certa.

Publicidade