Justiça condena sete pessoas por sequestro e tortura em comunidade terapêutica na Paraíba

75
Publicidade

A 1ª Vara Criminal de Campina Grande condenou sete pessoas por sequestro, cárcere privado e tortura na Comunidade Terapêutica “Homens de Valor”, na zona rural de Lagoa Seca. Os crimes ocorreram entre 2023 e 2024 contra cinco internos.

As violações foram descobertas em agosto de 2023, durante uma inspeção do Ministério Público da Paraíba (MPPB). No local, internos pediram socorro, denunciando agressões e cárcere privado. A polícia encontrou quartos trancados, marcas de sangue e maus-tratos, resultando no resgate de 38 pessoas e na prisão de sete suspeitos.

Foram condenados os proprietários Celino de Farias Costa (7 anos e 10 meses) e Michele de Lima Olegário (7 anos e 4 meses), além do terapeuta Neyson Oliveira Silva (7 anos e 4 meses). Os monitores Davi Albuquerque Gomes, Gabriel Alves Pereira Inocêncio, Lucas Michel Andrade Santos e Jeferson da Silva Guedes receberam penas de 5 anos e 4 meses. Todos cumprirão a pena inicialmente em regime semiaberto.

A investigação apontou que internos eram capturados à força, sob ameaça de arma de fogo, e submetidos a tortura física e psicológica sob o pretexto de tratamento para dependência química.

Publicidade