A primeira Sala Lilás do programa “Antes que aconteça” foi inaugurada nesta sexta-feira (21) em João Pessoa, no Instituto de Medicina Legal da Paraíba. O espaço oferece atendimento especializado e acolhimento humanizado a mulheres e meninas vítimas de violência, com o objetivo de fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
A iniciativa é coordenada pela senadora Daniella Ribeiro, em parceria com o Ministério da Justiça e o Governo da Paraíba.
A senadora Daniella Ribeiro destacou a importância da iniciativa e o impacto positivo que a Sala Lilás trará para as mulheres vítimas de violência. “A violência contra a mulher é uma realidade que afeta a todos nós. Se não aconteceu com você, certamente conhece alguém que já passou por isso ou tem alguém próximo que enfrenta essa situação. Por isso, iniciativas como as Salas Lilás são essenciais para garantir acolhimento e proteção às vítimas.”, enfatizou a senadora Daniella Ribeiro
A cerimônia contou com a presença de autoridades, incluindo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e a ativista Luiza Brunet.
O ministro Ricardo Lewandowski assinou a portaria que regulamenta a implementação das Salas Lilás nos espaços da Segurança Pública e do Sistema de Justiça. O documento estabelece diretrizes para o funcionamento dessas unidades em todo o país.
O projeto, que terá 52 unidades na Paraíba, tem como meta expandir esse modelo para outros estados.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA