O governador João Azevêdo entregou, na manhã desta quarta-feira (18), em João Pessoa, a reforma do ginásio poliesportivo Ronaldão, a maior nos 30 anos da história do equipamento, que teve investimentos na ordem de R$ 12 milhões. A solenidade foi marcada por homenagens aos paratletas paraibanos que ganharam medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, como Petrúcio Ferreira e Silvana Fernandes.
Entre os destaques da reforma do Ronaldão, que teve início em janeiro do ano passado, a implantação de um piso anti-impacto novo e moderno, utilizado em importantes complexos esportivos do Brasil. A obra de reforma contemplou, ainda, uma nova cobertura, pintura em toda a sua estrutura, entre outros benefícios, proporcionando as condições de o equipamento receber grandes eventos, como o Circuito Brasileiro de Ginástica Artística, cuja abertura oficial ocorreu na terça — o evento será realizado até o próximo domingo (22).
João Azevêdo, ao entregar a reforma do ginásio poliesportivo do Ronaldão, destacou os investimentos que o Governo da Paraíba tem realizado no segmento esportivo, promovendo inclusão e gerando oportunidades. “A Paraíba tem investido maciçamente no esporte, porque vemos o esporte como uma grande oportunidade de inclusão. E, com esse objetivo, você tem de ter o olhar múltiplo sobre os diversos segmentos que existem no esporte. Quando se trata de futebol profissional, por exemplo, temos dado suporte através da Cagepa e do Detran, inclusive pela primeira vez agora também ao futebol feminino; quando se trata de atletas olímpicos, nós demos suporte a todos os jogos nos últimos quatro anos; quando se trata de paratletas, da mesma forma”, afirmou, citando outros incentivos, como o Programa Bolsa Esporte com pagamentos mensais a 550 atletas.
“Mas também é necessário a gente ter uma grande estrutura para que esses atletas tenham condições necessárias para treinar. Por isso, fizemos uma grande reforma na Vila Olímpica, lá no Bairro dos Estados, e estamos entregando hoje o ginásio do Ronaldão totalmente recuperado, belíssimo, já sediando uma competição extremamente importante, que é o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. Por isso, vamos concluir a Vila Olímpica de Guarabira, que será entregue em breve, e vamos também levar uma Vila Olímpica para o Sertão. E já iniciamos os estudos, com um conjunto de arquitetos, sobre o projeto da Vila Paralímpica, que será instalada aqui no entorno do Ronaldão e do Almeidão”, adiantou o gestor paraibano.
O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lindolfo Pires, evidenciou o caráter histórico da obra e a sua importância para o esporte. “Seguramente, o governador João Azevêdo entrega hoje a maior obra de reforma do esporte aqui na Paraíba, que está retornando ao cenário esportivo, que é o Ronaldão. Como o ginásio ficou bonito, totalmente restaurado! Se muito já foi feito, muito mais ainda vamos fazer”, comentou, também destacando o papel do esporte na inclusão social.
A solenidade foi prestigiada pelo vice-governador Lucas Ribeiro; pelo secretário-executivo da Sejel, Harlen Vilarim; pelo secretário da Comunicação Institucional (Secom), Nonato Bandeira; e pelo chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra, entre outras autoridades e atletas e representantes do segmento esportivo em geral.
A solenidade de entrega do Ginásio Poliesportivo Ronaldão foi marcada pela homenagem a paratletas paraibanos que conquistaram medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024, assim como aos seus técnicos, com a entrega de medalhas de Honra ao Mérito. Durante o evento, o governador João Azevêdo destacou o orgulho pelas conquistas dos atletas e a importância do apoio do Governo do Estado ao paradesporto.
Entre os homenageados, Petrúcio Ferreira, ouro nos 100 metros rasos, agradeceu o incentivo do governo ao esporte local, ressaltando que hoje os atletas podem se desenvolver na Paraíba. Silvana Fernandes, bronze no parataekwondo, também elogiou o apoio governamental.
A reforma do Ronaldão, com investimento de R$ 12 milhões, foi a maior já realizada no ginásio, incluindo nova cobertura, iluminação LED, melhorias nos banheiros, vestiários e demais estruturas. A superintendente da Suplan, Simone Guimarães, destacou a humanização do espaço com a escolha de cores inclusivas, trazendo conforto e bem-estar ao local.