João Azevêdo autoriza aumento na bonificação por apreensões de armas e criação de nova Delegacia

35
Publicidade

O governador João Azevêdo assinou nesta terça-feira (22), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em João Pessoa, o decreto que cria a Delegacia Especializada de Combate à Circulação e Comercialização Ilegal de Armas de Fogo, Munições e Explosivos (Desarme). Na ocasião, ele também autorizou o aumento das bonificações para agentes de segurança que realizam apreensões de armas, munições e explosivos, com reajustes que podem chegar a até R$ 3.250 por arma apreendida.

Durante o evento, foram apresentados dados sobre a melhoria na investigação de homicídios e o perfil das armas apreendidas no estado, que registrou 80 armas apreendidas por 100 mil habitantes em 2023, superando a média nacional. A parceria entre o governo da Paraíba e o Instituto Sou da Paz foi destacada como um fator importante para esses avanços.

LEIA TAMBÉM: Governo da Paraíba divulga resultado final de concurso para Auditor de Contas Públicas

O Instituto Sou da Paz destacou as ações do governo que têm contribuído para os avanços na Segurança Pública, a exemplo da premiação por apreensão de armas de fogo, equipes de combate ao crime organizado em todas as regiões do Estado e a eficiência do sistema de informação. 

O secretário de Segurança, Jean Nunes, e a diretora do Instituto Sou da Paz, Carol Ricardo, ressaltaram a importância dessa cooperação, que tem contribuído para a elucidação de homicídios e o controle de armas no estado. Em 2024, a Secretaria de Segurança e Defesa Social já contabiliza 2.371 armas de fogo apreendidas, com um crescimento geral de 6% e de 27% nas pistolas em relação ao ano anterior. Desde 2019, mais de 19 mil armas foram retiradas de circulação e cerca de R$ 13,7 milhões em bonificações foram pagos.

A nova delegacia, que começará a operar no próximo mês, terá como foco o combate ao tráfico e posse ilegal de armas, auxiliando também nas investigações de homicídios com o uso do Sistema Nacional de Análise Balística.

SIGA: @INFONEWSPARAÍBA

Publicidade