O Governo da Paraíba e o Instituto Sou da Paz realizam, nesta terça-feira (22), evento de divulgação dos resultados de acordos de cooperação vigentes entre as instituições. Na ocasião, o governador João Azevêdo apresenta a sistematização das ações de melhoria da investigação de homicídios do estado e o perfil das armas de fogo apreendidas; e assina os decretos de criação da Delegacia Especializada de Combate à Circulação e Comercialização Ilegal de Armas de Fogo, Munições e Explosivos (Desarme) e de atualização dos valores da bonificação por apreensão de armas, munições e explosivos para as forças de segurança.
LEIA TAMBÉM: Conanda proíbe uso de armas letais em unidades socioeducativas
O primeiro decreto oficializa a criação da Delegacia Especializada de Combate à Circulação e Comercialização Ilegal de Armas de Fogo, Munições e Explosivos (Desarme), reforçando o compromisso do estado no combate ao tráfico e a posse ilegal de armas. Atualmente existem apenas outras três delegacias especializadas nesse tema no Brasil, localizadas nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.
O segundo decreto atualizará os valores da bonificação concedida aos agentes de segurança pela apreensão de armas, munições e explosivos, incentivando a eficiência nas operações de controle de armamentos.