Game Dev Camp reúne jovens em maratona de criação de jogos na Paraíba

25
Publicidade

Lagoa Seca sediou, de quarta (26) a sexta-feira (28), o Game Dev Camp, maratona de criação de jogos promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties). O evento ocorreu dentro do Acampamento Inclusivo, no Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira, com apoio da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A iniciativa reuniu 100 estudantes de 10 a 17 anos, que participaram de oficinas, desenvolveram jogos e apresentaram ideias de storytelling com a orientação de monitores. Segundo o secretário da Secties, Claudio Furtado, o evento reforça a inclusão digital e prepara jovens para um futuro conectado.

A programação contou com workshops, oficinas de criação de jogos e apresentações de profissionais do setor, como Marcos Lacet (Another Shift) e Nicolas Lima (Despertar das Lendas), que destacaram a valorização da cultura nordestina e o potencial do mercado de games na Paraíba.

Para muitos participantes, a experiência foi transformadora. Luiz Farias, de 10 anos, se disse empolgado com as novas possibilidades na programação, enquanto Maria Sandra Costa, de 16, descobriu um novo interesse pelo universo dos jogos. Já Gabriel Silva, de 17, destacou a importância do evento para o crescimento da indústria local.

O Game Dev Camp faz parte do Circuito Game Dev Quest, iniciativa voltada para inclusão e letramento digital por meio da criação de jogos. Além de fomentar o empreendedorismo no setor, a maratona permitiu que jovens explorassem novas oportunidades e ampliassem sua visão sobre a economia criativa.

Publicidade