Cárcere privado e abusos: Operação resgata 48 internos de comunidade terapêutica na grande João Pessoa

23
Publicidade

Uma operação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) resgatou 48 internos de uma comunidade terapêutica na zona rural de Santa Rita, na Grande João Pessoa, na última segunda-feira (30). A instituição está no centro de graves denúncias, incluindo cárcere privado, sequestro, abuso sexual, tortura e uso indevido de substâncias químicas. Três pessoas foram autuadas e encaminhadas à delegacia.

LEIA TAMBÉM: Michelle Bolsonaro desembarca em João Pessoa nesta quinta

A promotora de Justiça Ana Maria França informou que a instituição já estava sob investigação desde fevereiro, após relatos de maus-tratos. Durante a fiscalização, técnicos constataram diversas irregularidades e ouviram os internos, que confirmaram os abusos. “Todos os internos eram submetidos a horários de trancamento nos quartos, a tratamento químico, caso precisassem ‘se acalmar’. Eram aplicados injetáveis, comprimidos e sem a orientação médica”, revelou a promotora.

Diante das denúncias, o diretor, o coordenador e um monitor, citados nominalmente pelos internos, foram conduzidos à delegacia para serem autuados.

A operação contou com a participação de órgãos de saúde, vigilância sanitária, conselhos profissionais e apoio das polícias Civil e Militar. As investigações e os trâmites legais seguem em andamento.

SIGA: @INFONEWSPARAÍBA

Publicidade