Campanha reforça alerta para evitar acidentes com fogos de artifício no São Pedro na Paraíba

32
Publicidade

O arrasta-pé continua nos quatro cantos da Paraíba e, para continuar brincando com segurança no período junino, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade da rede hospitalar do Governo do Estado, em João Pessoa, mais uma vez alerta para os cuidados com as queimaduras, principalmente por fogos de artifício e fogueiras. Durante o final de semana da festa de São João, 26 pessoas foram atendidas na unidade de saúde, vítimas de queimaduras. A preocupação agora é com a festa de São Pedro, que começa nesta sexta-feira (28).

Para o diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, a prevenção ainda é o melhor remédio. “Queimaduras por fogos de artifícios são uma das principais causas de entradas na unidade de saúde, neste período de festas. Durante o último feriado recebemos sete pacientes, sendo quatro crianças. Uma delas foi uma menina de 8 anos, que sofreu queimaduras de segundo grau na face, após soltar uma bomba bujão. Por isso, reforçamos os cuidados e a vigilância em crianças”, esclareceu.

Segundo o cirurgião plástico e coordenador da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), Emilton Amaral, os acidentes causados pelos fogos de artifício e fogueiras provocam desde lesões auditivas, visuais, até queimaduras, que atingem, muitas vezes, grandes extensões das superfícies corporais, causando danos e levando a internação hospitalar.

“Os fogos de artifício podem trazer ainda mais agravantes para além das queimaduras, como as mutilações dos membros ou até morte em alguns casos. Por isso, somente pessoas com experiência devem manusear os artefatos. Além disso, é aconselhável manter distância para evitar acidentes, sobretudo na hora de acender fogueiras, já que bebidas com álcool são inflamáveis devido ao álcool na composição e a proximidade com as fogueiras pode ocasionar acidentes”, alertou.

O especialista ainda ressaltou algumas dicas após a queimadura: “Em casos de acidente é importante que a área lesada seja lavada imediatamente em água corrente, em temperatura ambiente, entre 15 a 20 minutos e, logo após, o paciente seja levado ao Hospital de Trauma de João Pessoa. Não é recomendada a aplicação de receitas caseiras para o tratamento da queimadura. Não se deve colocar nenhum produto caseiro na lesão como pó de café, gelo, pasta de dente, manteiga, clara de ovo, entre outros. Isso só vai dificultar e agravar a queimadura, causando até a inflamação”, frisou.

Confira mais dicas para evitar os acidentes com fogos e fogueiras:

– Adquirir os fogos apenas em locais autorizados;

– Não armazenar grande quantidade de fogos em um único local;

– Nunca soltar rojão segurando diretamente na mão, o ideal é interpor com vários rojões já usados ou mesmo varetas, deixando uma distância de pelo menos 60 cm da mão e afastado do rosto;

– Não apontar para onde há pessoas circulando;

– Evitar proximidade com fios elétricos;

– Se beber, não solte fogos ou brinque próximo a fogueiras.

Campanha – A unidade de saúde lançou, no início de junho (3), a 22ª Campanha ‘Marcas que ficam para sempre’ e tem como objetivo sensibilizar a população sobre os riscos e as formas preventivas referentes às queimaduras.

Referência – O Hospital de Trauma de João Pessoa é referência no atendimento às vítimas de queimaduras, possui uma Unidade de Tratamento de Queimados que presta atendimento ambulatorial e hospitalar 24 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3216-5721.

Publicidade