A Prefeitura de Lucena realizou, na última terça-feira (2), a segunda etapa da remoção de barracas irregulares em Ponta de Lucena, próximo ao Caminho de Moisés, um dos principais pontos turísticos do litoral norte da Paraíba. A operação contou com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), do Batalhão Ambiental e do Pelotão de Policiamento de Lucena.
Segundo o MPF, as barracas estavam instaladas em área da União sem autorização e causavam impactos ambientais, comprometendo a vegetação de restinga que protege as dunas.
Para organizar o uso da área de forma sustentável, o MPF deu à prefeitura um prazo de 30 dias para apresentar um Projeto Orla.
LEIA TAMBÉM: (Vídeo) Polícia apreende mais de 40 quilos de maconha e prende três pessoas em Campina Grande
Esse plano deverá definir espaços adequados para atividades comerciais sem prejudicar o meio ambiente. O procurador da República João Raphael Lima destacou que o planejamento é essencial para conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
A retirada das estruturas faz parte de uma série de ações para impedir novas ocupações irregulares e garantir o uso sustentável da orla. A primeira etapa da remoção aconteceu em 19 de março e novas fiscalizações devem ocorrer nos próximos dias.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA