Arquidiocese da Paraíba realiza celebrações de Corpus Christi nesta quinta-feira

27
Foto: Arquidiocese da Paraíba/Arquivo
Publicidade

Nesta quinta-feira, dia 30 de maio, a Arquidiocese da Paraíba celebrará mais uma vez a festa de Corpus Christi. O evento, que é um dos mais importantes do calendário litúrgico católico, terá uma programação especial na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em João Pessoa, com o evento “24 Horas Com Cristo”, nos dias 29 e 30 de maio.

Durante o “24 Horas Com Cristo”, os fiéis poderão participar de diversas atividades religiosas, incluindo missas, adorações e vigílias. No dia 30, às 16h, ocorrerá a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas de João Pessoa, um momento de grande devoção e fé.

A celebração do Corpus Christi na Arquidiocese da Paraíba contará com a presença do arcebispo metropolitano Dom Manoel Delson, que presidirá a missa das 9h, e Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar, presidirá a missa das 14h e conduzirá a procissão do Santíssimo Sacramento.

Uma tradição marcante da festa de Corpus Christi é a confecção dos tapetes, que enfeitam as ruas por onde passa a procissão. Diversas paróquias da arquidiocese se dedicam à criação dessas obras de arte, feitas com materiais como serragem, areia, flores e outros elementos coloridos.

Os tapetes tiveram sua origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX). Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”.

Os tapetes de Corpus Christi são um símbolo de fé e arte, atraindo a participação de toda a comunidade na criação e na celebração desse momento especial. A festa de Corpus Christi é uma oportunidade de renovação da fé e celebrar a presença de Cristo na Eucaristia.

PROGRAMAÇÃO

29 de Maio – Quarta-feira
16h às 18h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
18h – Missa de abertura – Presidida pelo Pe. Givanaldo Ferreira
19h às 20h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
20h – Missa Solene – Presidida pelo Pe. Francisco Azevedo. pároco da Paróquia de N.S. Lourdes
21h30 às 22h30 – Louvor Jovem e Adoração ao Santíssimo Sacramento
22h30 às 24h – Missa Solene – Presidida pelo Pe. Roberto Coura. O Santíssimo ficará exposto com as portas fechadas das 23h30 às 06h.

30 de Maio – Quinta-feira. Corpus Christi
06h às 07h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
07h – Missa Solene – Presidida pelo Padre José Edson
08h às 09h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
09h – Missa Solene – Presidida por: Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. Adoração ao Santíssimo Sacramento
10h30 às 11h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
11h – Missa Solene – Presidida pelo Pe. Marcilio
12h às 14h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
14h – Missa Solene: Presidida por Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar da Paraíba
16h – Procissão com o Santíssimo Sacramento, pelas ruas e avenidas, encerrando na Basílica Catedral Nossa Senhora das Neves.

Percurso:
Av. das trincheiras, Praça João Pessoa, Rua Visconde de Pelotas, Rua Vigário Sarlen, Praça dom Ulrico.

Missa na chegada da procissão na Catedral – Presidida por Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba.

Publicidade