O Vaticano confirmou nesta segunda-feira (28) que o conclave para eleger o novo papa começa no dia 7 de maio. A decisão foi tomada pelos cardeais reunidos em Roma na 5ª Congregação Geral.
LEIA TAMBÉM: Inscrições para o Apoio Universitário 2025 começam nesta quarta (30)
A eleição será realizada na Capela Sistina, que ficará fechada para visitantes até o fim do processo. Antes da votação, os cardeais participam da missa “Pro Eligendo Papa” e seguem em procissão até a Capela Sistina, onde prestam juramento de sigilo e compromisso com a eleição.
Após a cerimônia de juramento, todos os não eleitores deixam o local. Os cardeais ouvem uma meditação sobre a responsabilidade da escolha e começam as votações.
Para eleger o novo pontífice, é necessário alcançar dois terços dos votos. Se o número de eleitores não for divisível por três, é preciso um voto a mais. Caso a eleição não aconteça nos três primeiros dias, é feito um intervalo para oração e diálogo.
LEIA TAMBÉM: NOVA BANDEIRA: Conta de energia ficará mais cara a partir desta semana; entenda o por quê
Após a contagem, as cédulas são queimadas. Fumaça preta indica que não houve decisão; fumaça branca, que há um novo papa.
Confirmada a eleição, o candidato eleito precisa aceitar o cargo e escolher seu nome. A partir daí, torna-se oficialmente o novo líder da Igreja. O anúncio é feito pelo cardeal protodiácono com a frase “Habemus Papam”, seguido da primeira bênção do papa eleito na varanda da Basílica de São Pedro.
O novo pontífice ainda deve tomar posse da Arquibasílica de São João de Latrão em uma cerimônia posterior.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA