O turismo está passando por uma transformação, e os consumidores estão cada vez mais exigentes. De acordo com um levantamento do Sebrae, através da Usina de Dados, as principais tendências para 2025 no setor incluem a busca por sustentabilidade, experiências autênticas e maior digitalização dos serviços.
A gerente da Unidade de Monitoramento e Gestão do Sebrae/PB, Ivani Costa, explica que os viajantes estão mais conscientes e valorizam empresas que adotam práticas sustentáveis, como o uso de energias renováveis e apoio a pequenos produtores. “Empresas que incorporam a sustentabilidade em sua essência não apenas atendem às novas demandas, mas também constroem uma imagem de marca mais forte e relevante”, destacou.
Além disso, os consumidores não querem apenas visitar um destino, mas vivenciar experiências que criem uma conexão real com a cultura local. Isso pode incluir roteiros personalizados, atendimento diferenciado e serviços exclusivos que tornem cada viagem memorável. “O consumidor atual não busca apenas um serviço, mas sim uma experiência memorável. Para oferecer isso, os empreendedores podem investir em personalização, entendendo as preferências dos clientes e adaptando os serviços de acordo com suas expectativas”, explicou Ivani.
Tecnologia e digitalização no turismo
A pesquisa do Sebrae também aponta que a tecnologia será uma aliada essencial no turismo em 2025. Ferramentas como Inteligência Artificial, Big Data e Internet das Coisas já fazem parte da experiência do cliente, otimizando processos e garantindo um serviço mais eficiente e personalizado. “A tecnologia permite entregar tudo isso por meio de plataformas integradas que facilitam a reserva de serviços e melhoram a experiência do cliente, uso de inteligência artificial e dados para personalizar ofertas e melhorar o atendimento, e experiências imersivas, como realidade aumentada e tours virtuais, que enriquecem a jornada do cliente antes mesmo da viagem”, ressaltou a gerente.
Apoio aos empreendedores
Para ajudar os negócios a se adaptarem a essas novas demandas, o Sebrae/PB oferece consultorias, cursos e capacitações. A gestora de Turismo e Economia Criativa da instituição, Regina Amorim, destaca que iniciativas como o Catálogo de Experiências Turísticas da Paraíba mostram que o estado já está alinhado às expectativas do mercado. “Estamos assertivos e na vanguarda, para melhor atender ao novo perfil dos viajantes e turistas de todas as idades”, afirmou.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA