Autorizada construção da Cozinha Comunitária de Mandacaru

23
Publicidade

Os moradores do bairro de Mandacaru vão ganhar uma nova cozinha comunitária – um equipamento social, com espaço para cursos, capacitação e a oferta de 600 refeições diárias. A autorização para o início das obras foi dada, nesta terça-feira (14), pelo prefeito Cícero Lucena, que destacou o cuidado da gestão municipal em ampliar a assistência na área de segurança alimentar.

“É você se colocar no lugar daqueles que amanhecem o dia e não têm a segurança do que vai prover para si e para a sua família. Então, o poder público municipal retomou o programa Pão e Leite para mais de 10 mil famílias. Atendemos a cerca de 5.500 famílias diariamente nas nossas cozinhas comunitárias e nos restaurantes e, agora, estamos ampliando essa ação para outras cinco novas unidades espalhadas na cidade de João Pessoa. Sem deixar de esquecer que criamos também a terceira refeição para essas famílias”, destacou o prefeito.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Norma Gouveia, as cozinhas comunitárias da Capital estão ganhando um novo olhar na atual gestão municipal, com a garantia da segurança alimentar e a oferta de cursos de culinária e toda uma instrução para fazer com que os beneficiários tenham uma perspectiva de renda.

“Esse local será um espaço de socialização e de promoção das políticas públicas. O nosso modelo de cozinha comunitária, ele é projetado para atender 300 refeições durante o dia e 300 à noite. Então, se trabalham as famílias através dos Centros de Referência da Assistência Social – é um trabalho integrado. Essa cozinha faz parte da ampliação de três equipamentos novos – esse aqui em Mandacaru, a outra que fica no bairro do Alto do Mateus e em Cruz das Armas”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social.

Rede de segurança alimentar – A Prefeitura de João Pessoa conta com nove Cozinhas Comunitárias – três delas em construção no Alto do Mateus, Cruz das Armas e agora Mandacaru. Ainda são dois Restaurantes Populares, o Banco de Alimentos, além dos programas Pão e Leite e Bora Comer.

“Além disso, nós temos os cursos, onde as pessoas beneficiadas podem expor na Feira de Economia Solidária, no Shopping da Cidade e nos corredores do Centro Administrativo Municipal (CAM) todo o final de mês. Enquanto o Brasil afora se fecha equipamentos de segurança alimentar, João Pessoa amplia mais três Cozinhas Comunitárias: Mandacaru, Cruz das Armas e Alto do Mateus”, destacou Ivoneide Araújo, diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar.

A Cozinha Comunitária de Mandacaru funcionará no Centro de Referência da Cidadania, que será adaptado, com o prédio recebendo novas instalações e intervenções. O investimento é de R$ 650 mil e prazo de seis meses para conclusão.

Confira:

Substituição de piso;
Coberta;
Instalações hidrossanitárias e pluviais;
Instalações elétricas;
Instalações especiais – spda;
Execução e reservatório;
Construção e calçada com rampas e piso tátil;
Construção de refeitório para 56 pessoas;
Reforma e adequação da sala de informática e sala multiuso;
Construção de área de vivência;
Construção de sala para coordenação e administração.

Publicidade