

O Ministério da Saúde lançou na última sexta-feira (2) um novo edital do Programa Mais Médicos, com 3.174 vagas para reforçar o atendimento básico no Sistema Único de Saúde (SUS). Do total, 3.066 serão distribuídas entre 1.620 cidades e 108 vão para os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), levando assistência médica a regiões mais vulneráveis.
Na Paraíba, são 46 vagas distribuídas em 38 municípios. As inscrições estão abertas de 5 a 8 de maio.
LEIA TAMBÉM: Suspeito de chefiar tráfico de drogas é preso em operação da PM no Centro de João Pessoa
Os profissionais atuarão nas equipes de Saúde da Família, prestando atendimento próximo da comunidade e, quando necessário, encaminhando os pacientes para consultas com especialistas. Todos os dados são registrados no Prontuário Eletrônico, o que facilita a integração entre os atendimentos básicos e especializados.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o programa ajuda a reduzir o tempo de espera e melhora o acesso aos serviços mais complexos do SUS. As vagas são destinadas a médicos formados no Brasil, brasileiros formados no exterior e estrangeiros habilitados, com exigência de um treinamento específico para os dois últimos perfis.
O Mais Médicos atualmente atende mais de 63 milhões de brasileiros, com cerca de 24,9 mil médicos em atividade em 4,2 mil municípios. O programa prioriza locais com menor número de profissionais e alta vulnerabilidade social, sendo a maioria em cidades de pequeno porte.
Além disso, um novo sistema de cadastro reserva permite que municípios e distritos repõem vagas rapidamente. Na Paraíba, 106 cidades já aderiram ao cadastro reserva.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA