O volume de vendas do varejo paraibano registrou a segunda maior taxa de crescimento do Brasil em 2024, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (13). A Paraíba teve alta de 11,4%, superando a média nacional de 4,7%, ficando atrás apenas do Amapá (15,5%).
Durante o ano, o Estado liderou em crescimento nos meses de fevereiro, junho e outubro e ficou em segundo lugar em maio, julho, agosto e setembro. Oito meses registraram crescimento acima de dois dígitos, com destaque para agosto (19,9%), outubro (19,1%) e julho (18%).
LEIA TAMBÉM: Pesquisa do Procon-JP aponta variação nos preços dos combustíveis em João Pessoa
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, material de construção e atacado especializado, a Paraíba também obteve a segunda maior taxa de crescimento (11%), enquanto a média nacional foi de 4,1%. Oito das onze atividades pesquisadas fecharam o ano com crescimento positivo, incluindo o setor farmacêutico, que mantém alta há oito anos.
O gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, ressaltou que o varejo atingiu recordes sucessivos, alcançando seu maior patamar em outubro. O secretário da Fazenda da Paraíba, Marialvo Laureano, destacou a força do setor no Estado e atribuiu os bons resultados à política fiscal equilibrada do governo, que investiu mais de R$ 5,4 bilhões em 2024. Como consequência, o Estado gerou mais de 27 mil empregos formais, o segundo maior saldo dos últimos doze anos, e viu o potencial de consumo das famílias ultrapassar R$ 102 bilhões, a quarta maior alta do país.
A PMC acompanha a receita bruta de empresas do comércio varejista desde 1995 e seus resultados podem ser consultados no Sidra.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA