O Banco Central lançou nesta terça-feira (4), em São Paulo, o Pix Automático, uma nova função que permite agendar pagamentos recorrentes como contas de luz, mensalidades escolares, academia e serviços por assinatura. A novidade traz mais praticidade ao usuário, que precisará autorizar o pagamento apenas uma vez, e os próximos serão feitos automaticamente.
O Banco do Brasil foi o primeiro a adotar a ferramenta, em maio. A partir de 16 de junho, o recurso será liberado para outros bancos, inicialmente com pessoas físicas como pagadoras e empresas como recebedoras.
Segundo o Banco Central, o Pix Automático oferece comodidade, facilidade e controle. O usuário autoriza a cobrança e define limites, como o valor máximo. Antes de cada pagamento, o banco envia um aviso com os dados da cobrança para conferência. O serviço será gratuito para quem paga.
Com isso, empresas terão menos custos para receber e o sistema pode reduzir a inadimplência, já que os pagamentos ficam agendados.
O presidente do BC, Gabriel Galípolo, destacou que o Pix Automático dá mais acesso a serviços para pessoas sem cartão de crédito, são cerca de 60 milhões de brasileiros nessa situação.
Em 2023, o Pix movimentou mais de R$ 26 trilhões em transações no Brasil.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA