O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu quais produtos terão alíquota de importação zerada, com o objetivo de reduzir os preços no Brasil e ajudar no combate à inflação dos alimentos.
A medida inclui carnes bovinas desossadas e congeladas, café em grão (exceto descafeinado e em cápsulas), milho em grão, bolachas e biscoitos em geral, massas secas (como macarrão e espaguete), azeite extra virgem, óleo de girassol e açúcar cristal e demerara. A sardinha em lata também foi incluída na lista, apesar da resistência da indústria nacional.
Além disso, o governo aumentou a cota de importação de óleo de palma isento de imposto, passando de 60 mil para 150 mil toneladas, válida até 31 de dezembro deste ano.
A decisão busca conter o impacto da inflação, que tem pressionado o bolso dos brasileiros. Nos últimos 12 meses, os produtos que mais subiram de preço foram o café torrado (50,35%), óleo de soja (24,55%), carnes (21,17%) e azeite de oliva (17,24%).
Segundo o governo, a inflação dos alimentos é um problema global e exige ações para garantir preços mais acessíveis e segurança alimentar para a população.
SIGA: @INFONEWSPARAÍBA