Até a próxima quinta-feira (8), o castramóvel do programa Paraíba Pet estará em João Pessoa, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cônego Francisco Gomes de Lima. A ação itinerante tem como objetivo oferecer serviços de castração para a população do bairro do Geisel e áreas vizinhas.
De acordo com a chefe do Núcleo de Proteção ao Animal Doméstico, Ludmilla Santos, nesta terça-feira (6), foram feitos os hemogramas, os animais aptos nesses exames terão as castrações agendadas para a quarta-feira (7) ou quinta-feira (8). A gestora explica que são atendidos, prioritariamente, ONGs, protetores independentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social, porém o serviço também é aberto para a população em geral.
“Esta é mais uma das ações que a Secretaria de Saúde e a Gerência da Causa Animal estão realizando com o castramóvel. Estamos percorrendo os bairros de João Pessoa, Campina Grande e do interior do Estado, atendendo, inicialmente, as ONGs e os tutores já cadastrados no Reg Pet, que é o sistema regulador do programa Paraíba Pet. Para ter acesso às castrações é necessário que o animal preencha alguns requisitos, como ser menor de cinco anos de idade, pesar até 20 quilos, e não ter raça definida. É importante também que o pet não esteja no cio, gestante ou amamentando”, frisou.
O cadastro para as castrações pode ser feito por meio do telefone (83) 3133-3476, disponibilizado pela Gerência Operacional da Causa Animal, em João Pessoa. As pessoas cadastradas serão comunicadas das ações itinerantes quando acontecerem em seus bairros ou locais adjacentes.
Para a protetora Elisângela Gomes, 49, a oferta gratuita de castrações contribui diretamente com o trabalho das pessoas que se dedicam a cuidar e proteger animais de rua. “Estou nessa luta há mais de quatro anos, tenho alguns animais em casa, mas dedico intensamente em socorrer aqueles que são abandonados. Eu resgato esses animais, castro, dou um lar temporário, e depois os devolvo para habitat. E a castração é importante, principalmente para as fêmeas, pois assim elas não procriam, evitando os maus tratos e a proliferação de doenças. E assim, sendo bem sincera, achei esse serviço maravilhoso. Antes desse castromóvel era muito difícil para nós, tutores, conseguirmos castrar nossos animais, pela falta de condições, agora é só se cadastrar. Hoje vou castrar quatro animais, e vou sair daqui muito feliz”, ressaltou.
Além de João Pessoa, o castramóvel tem em seu itinerário as cidades de Campina Grande, Itabaiana, Cruz do Espírito Santo, Umbuzeiro, Guarabira, Conde, São Bento e Pirpirituba, nesta sexta-feira (9).
O programa Paraíba Pet tem o objetivo de promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais consciente e responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração, nas ações de educação em saúde, na vacinação (ofertada pelo SUS) e no tratamento de doenças.