MP resgata 10 pessoas de comunidade terapêutica em Campina Grande após denúncias de abusos

65
Publicidade

Dez pessoas foram resgatadas de uma comunidade terapêutica em Campina Grande durante uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (24) pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Fiscalização de Comunidades Terapêuticas, coordenado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).

De acordo com a promotora de Justiça Adriana Amorim, alguns internos relataram que estavam sendo mantidos no local contra a vontade, enquanto outros denunciaram agressões físicas e o uso irregular de medicamentos para contenção.

“Os internos que denunciaram as irregularidades e os que desejaram sair puderam retornar para suas casas, muitos deles vindos de outros municípios e até de outros estados”, afirmou a promotora.

Além disso, foram encontradas diversas irregularidades sanitárias, como medicamentos vencidos e laudos médicos assinados em branco. O MPPB aguarda os relatórios dos órgãos fiscalizadores para adotar novas medidas.

Os resgatados que precisavam de atendimento médico foram encaminhados para os serviços de emergência psiquiátrica do município. Já os residentes em Campina Grande foram orientados a buscar acompanhamento no Caps-AD, que oferece suporte terapêutico sem necessidade de internação.

A operação contou com a participação de representantes da Secretaria de Saúde do Estado, conselhos regionais de Enfermagem, Psicologia e Farmácia, além da Vigilância Sanitária municipal e das polícias Civil e Militar.

Publicidade