O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras 11 entidades ligadas ao jornalismo profissional, lançará nesta terça-feira (6), uma campanha para combater a desinformação durante o período eleitoral. Com o lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, a campanha busca engajar eleitores e eleitoras por meio de uma linguagem regional.
Na mesma data, dois playbooks desenvolvidos pela Aner e pela Secretaria de Comunicação do TSE (Secom/TSE) serão apresentados, um voltado para eleitores e outro para jornalistas, contendo informações sobre a instituição e o processo eleitoral.
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A iniciativa surgiu após um encontro entre Regina Bucco e a ministra Cármen Lúcia, no Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra destacou a importância de uma imprensa livre e um Judiciário independente para a democracia, ressaltando que “não há democracia forte sem Judiciário independente e sem imprensa livre”.
A campanha inclui frases de impacto em linguagem local, como “Bah! Mentira é chinelagem!”, “Oxe! Mentira é de lascar!” e “Compartilhe apenas papo reto”, que serão divulgadas nas redes sociais, jornais e revistas. Para Regina Bucco, diretora-executiva da Aner, a participação nesta campanha é um marco histórico e urgente, especialmente com a aproximação das eleições.