Prazo para brasileiros recuperarem dinheiro esquecido em bancos vai até 16 de outubro

São 30 dias para o dinheiro ser transferido para o governo, 30 dias para contestações e seis meses para ir à Justiça

23
Publicidade

Brasileiros com dinheiro esquecido no sistema do Banco Central têm até o dia 16 de outubro para solicitar a devolução dos valores, antes que eles sejam transferidos para os cofres do Tesouro Nacional, de acordo com o Ministério da Fazenda.

O período de 30 dias para resgatar os valores começou em 16 de setembro, com a publicação da lei de desoneração da folha de pagamentos. Após este prazo inicial, ainda haverá mais 30 dias para contestar a transferência. O prazo para contestação será contado a partir da publicação de um edital que detalhará onde estão os valores esquecidos, o número da conta, a agência e a natureza do recurso.

A consulta para verificar se há dinheiro esquecido pode ser feita no site do Sistema de Valores a Receber (SVR). Estima-se que R$ 8,5 bilhões estejam esquecidos em contas de bancos, administradoras de consórcios, cooperativas de crédito e contas pré-pagas de instituições financeiras.

De acordo com o Ministério da Fazenda, “somente após o término desse segundo prazo, e caso não haja manifestação dos titulares dos depósitos, os valores serão incorporados ao Tesouro Nacional.”

Caso a contestação não seja aceita, ainda será possível recorrer ao Conselho Monetário Nacional (CMN). Se o recurso também for negado, os valores serão definitivamente transferidos ao Tesouro. A lei também prevê a possibilidade de solicitar a devolução judicialmente, dentro de um prazo de seis meses após a publicação do edital.

O projeto de lei aprovado no Congresso permitia que as pessoas recuperassem o dinheiro até dezembro de 2027, mas esse trecho foi vetado pelo presidente Lula, por ser considerado conflitante com os outros prazos estabelecidos.

Como Saber se Você Tem Dinheiro Esquecido?

O dinheiro esquecido pode vir de diversas fontes, como:

  • Contas-correntes ou poupanças encerradas e não sacadas;
  • Cobranças indevidas de tarifas ou obrigações de crédito;
  • Cotas de capital e rateio de sobras de cooperativas de crédito;
  • Grupos de consórcio extintos;
  • Contas de pagamento pré-pagas ou pós-pagas encerradas com saldo;
  • Contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos.

Como Consultar Valores Esquecidos?

  1. Acesse o site do Banco Central: Sistema de Valores a Receber.
  2. Clique em “Consulte valores a receber” e preencha os dados solicitados.
  3. Caso tenha valores a receber, siga as instruções para solicitar a transferência.

Consultar Valores de Pessoas Falecidas

Para consultar valores de pessoas falecidas, herdeiros ou representantes legais devem acessar o SVR, preencher um termo de responsabilidade e entrar em contato com as instituições financeiras.

Empresas com CNPJ Inativo

Representantes legais de empresas com CNPJ inativo também podem consultar valores, utilizando uma conta gov.br, nível prata ou ouro. A consulta indicará a instituição que detém o valor e as etapas necessárias para a recuperação.

Publicidade