Crédito do Trabalhador registra mais de 22 mil contratos em três dias

34
Publicidade

O Crédito do Trabalhador, que entrou em vigor na última sexta-feira (21), já registrou 22.545 contratos firmados até as 17h30 deste domingo (24), segundo dados da Dataprev repassados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No período, os trabalhadores enviaram 6.134.192 propostas às instituições financeiras habilitadas na Carteira de Trabalho Digital, e foram realizadas 52.493.840 simulações de crédito.

A nova linha de crédito consignado é voltada para 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada, incluindo domésticos, rurais e empregados do MEI. Disponível exclusivamente na Carteira de Trabalho Digital, o empréstimo terá ampliação a partir de 25 de abril, quando todos os bancos poderão oferecer o serviço em suas plataformas digitais.

O ministro do Trabalho e Emprego em exercício, Francisco Macena, alertou sobre a importância da cautela ao contratar o crédito. “O objetivo desse consignado é ajudar a evitar o endividamento dos trabalhadores”, afirmou, recomendando que os interessados aguardem 24 horas para comparar as propostas e garantir taxas de juros mais baixas.

A prestação do empréstimo não pode ultrapassar 35% do salário do trabalhador, e ele pode optar por usar até 10% do FGTS como garantia, além de 100% da multa rescisória ou outras opções. 

As instituições financeiras avaliam critérios como tempo de serviço e salário para decidir sobre a concessão do crédito. Caso o trabalhador desista da contratação, ele tem até sete dias corridos após o recebimento do valor para devolver a quantia integralmente.

O MTE divulgará novos dados sobre os contratos realizados nesta segunda-feira (25).

SIGA: @INFONEWSPARAÍBA

Publicidade