A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. O pedido pode ser feito pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou ainda pelo telefone 135.
Desde terça-feira (13), cerca de 9 milhões de segurados começaram a receber notificações sobre esses descontos. Agora, é possível consultar o nome da entidade que realizou o débito usando o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no próprio app.
Caso o segurado identifique um desconto que não autorizou, pode pedir o reembolso diretamente pelos canais digitais ou telefone. O INSS alerta que, devido ao grande número de acessos, o aplicativo pode apresentar instabilidades temporárias.
Para quem não tem acesso digital, o governo estuda parceria com os Correios para oferecer atendimento presencial em suas 8,5 mil agências.
Como acessar o serviço:
– Baixe o aplicativo Meu INSS gratuitamente na App Store (iPhone) ou Google Play Store (Android).
– Crie uma conta com seu CPF e senha (a mesma usada em outros serviços do Gov.br).
– Para receber notificações, clique no ícone do sininho no canto superior direito, vá em “Configurar Notificações” e ative a opção “Permitir notificações”.
Também é possível acessar o sistema pelo internet banking de bancos parceiros, escolhendo a opção “Entrar com seu banco” na página inicial do app.
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